sábado, 22 de setembro de 2012

Principais tipos de unidades estratigráficas


Definem-se como unidades estratigráficas as unidades geológicas caracterizadas quer pela sua litologia, quer pela componente físico-quimica ou pela componente cronológica defenida ao longo de um corte geológico.
 
 
Unidades Objectivas

- Litostratigráficas - Baseadas na Litologia (Grupo, Formação, Membro) 
 
- Biostratigráfica - Baseada no conteúdo fossilifero ( Biozonas)

- Cronostratigráfica - Baseada ndas relações de idade, ou seja, nos conjuntos de rochas formadas durante dado intervalo de tempo (Eonotema, Eratema, Sistema, Série, Andar)
 

Unidades Temporais

- Geocronológica - Tempo correspondente às unidades cronostratigráficas (Eon, Era, Periodo, Época, Idade)

- Biocronológica - Tempo correpondente às unidades Biostratigráficas.

Bibliografia:
http://moodle.fct.unl.pt/mod/page/view.php?id=169170

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Medida de Tempo

O tempo geológico pode basear-se em métodos relativos e métodos radiométricos.



Métodos Relativos:

- Principio do Actualismo: Os fenómenos geológicos existentes na actualidade são idênticos aos que sucederam no passado.
Os acontecimentos geologicos do passado, explicam-se através dos que estão a acontecer no presente.
 "O Presente é a chave do passado" 

- Principio da Horintalidade: A sedimentação é feita sempre na horizontal e quaisquer fenómenos de deformação que alterem esta horizontalidade são pós sedimentação.

- Principio da Sobreposição de Estratos que diz que o estrato que se sobrepõe ao anterior é o mais recente (à excepção dobras deitadas, terraços fluviais, grutas e falhas)


- Principio da Intersecção: Aplica-se a estratos aplicados a estruturas como diques, filões magmáticos, falhas.. etc, e diz que a estrutura que intersecta é mais recente do que a estrutura que é intersectada.





- Principio da Inclusão: Os detritos existentes numa rocha já lá estavam antes desta se formar, fazendo assim este detritos mais antigos que a rocha pós formada.


- No Principio da idade Paleontológica: Estratos com os mesmos fosséis possuem a mesma idade, e, entao, pode-se dizer que os fosséis sao conterrâneos das rochas onde se encontram.
Nem todos os fosseis podem ajudar a datar as litologias, apenas os fosséis de idade o podem fazer. São fosséis de idade os fosséis que se tiveram uma origem temporal curta, com ampla distribuição pelo globo e com uma elevada ocorrência no mesmo.

- Principio da Continuidade Lateral: Em diferentes pontos da Terra pode haver a mesma sequência estratigráfica, mesmo faltando um elemento têm a mesma idade, ou seja, é a correlação entre estratos distânciados lateralmente.






Métodos Radiométricos:

Os átomos fazem parte da constituição de tudo aquilo que existe, nomeadamente nas rochas. Alguns deles (urânio, rádio, etc) são radioactivos, isto é, ao longo do tempo os seus núcleos vão-se desintegrando naturalmente para se tornarem mais estáveis, e a taxa de decaimento radioactivo é constante para cada isótopo, isto é, cada átomo vai ficando cada vez mais estável com uma velocidade constante, o que faz com que se tivermos perante um destes átomos podemos calcular com precisão aproximada à quanto tempo é que este estava presente na rocha, e, assim saber a sua idade radioáctiva ou isotrópica.




Bibliografia:
http://www.slideshare.net/anakastro/o-tempo-em-geologia-datao-relativa-e-absoluta
http://gracieteoliveira.pbworks.com/f/1329591772/principio%20da%20sobreposi%C3%A7ao.jpg
http://files.rita.webnode.com/200000125-15a8316a18/Princ%C3%ADpio%20da%20Identidade%20paleontol%C3%B3gica.jpg
http://www.slideshare.net/catir/princpios-estratigrficos


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fundamentos da Estratigrafia

Estratigrafia é o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas que formam a crosta terrestre através de unidades mapeáveis, distintas, que com base nas suas propriedades  permite estabelecer relações no espaço e no tempo de modo a interpretar a história geológica.


Problemas Fundamentais da Estratigrafia: 

Um dos problemas fundamentais da Estratigrafia é o tempo e o espaço. Este factor envolve a elaboração de diversos cortes geológicos de modo a posteriormente serem correlacionadas as litologias neles inseridos (com ou sem fosséis presentes) com a tabela cronostratigráfica.
É esta tabela que nos vai permitir estabelecer a idade relativa dos estratos, porém, esta idade varia em milhões de anos (como se pode ver pela imagem em baixo).


Esta tabela foi baseada de acordo com o tempo geológico. 


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia
 http://moodle.fct.unl.pt/mod/url/view.php?id=169163
http://files.tiraduvidas.webnode.com/200000155-1f5192145c/ima25.jpg